Visto como dizes: Os dois povos e as duas terras serão meus, e os possuiremos, sendo que o ADONAI se achava ali, portanto, vivo eu, diz o Adonai YAWH, que usarei conforme a tua ira e conforme a tua inveja, com que, no teu ódio, usaste contra eles; e serei conhecido deles, quando te julgar. E saberás que eu, o ADONAI, ouvi todas as tuas blasfêmias, que proferiste contra os montes de Israel, dizendo: Já estão assolados, a nós nos são entregues por pasto. Vós vos engrandeceste contra mim com a vossa boca e multiplicastes as vossas palavras contra mim, eu o ouvi. Assim diz o Adonai YAWH: Enquanto se alegra toda terra, a ti te porei em assolação. Como te alegraste com herança da casa de Israel, porque foi assolada, assim te farei a ti; assolado serás, ó monte Seir, e todo o Edom, sim, todo; e saberão que eu sou o ADONAI.
Ezequiel 35:10-15
Enquanto nos reunimos diante da presença do Adonai, somos chamados a refletir sobre a poderosa mensagem do profeta Ezequiel em relação ao julgamento divino sobre Edom.
Este antigo povo, representante das nações que se opõem ao grande poder de YAWH, serve como um lembrete poderoso sobre as consequências de nossas ações e atitudes em relação ao Seu povo e à Sua vontade.
No livro de Ezequiel, somos confrontados com duas profecias distintas contra Edom. Na primeira, encontrada em Ezequiel 25:12-14, vemos a promessa do juízo divino sobre este povo, devido à sua hostilidade contra Israel. Na segunda, no capítulo 35, Ezequiel expande sua profecia para incluir todas as nações que se levantam contra o povo de YAWH, representadas por Edom.
Edom, com sua antiga e constante hostilidade contra o povo de YAWH, ofereceu ajuda para destruir Jerusalém e se regozijou com a queda da cidade. No entanto, seu orgulho e desejo de vingança foram rapidamente transformados em desolação e destruição, à medida que YAWH executava Seu juízo sobre eles. Este cenário não parece familiar?
A história de Edom serve como um aviso para todas as nações e pessoas que se opõem ao plano e à vontade de YAWH. Pois, assim como Edom, aqueles que se levantam contra o povo de YAWH enfrentarão o mesmo destino de desolação e julgamento. Assim como antigamente, podemos ver os cumprimentos proféticos de YAWH sobre a Terra.
Hoje, podemos observar acontecimentos ao redor do mundo onde nações e líderes se opõem abertamente aos princípios e valores do Reino de YAWH. No entanto, devemos lembrar que o julgamento Divino não tarda em chegar, e aqueles que escolhem o caminho da hostilidade e da oposição enfrentarão as consequências de suas ações.
Assim como as montanhas de Edom, símbolos de força e poder, não puderam protegê-los do julgamento divino, também não há poder terreno que possa escapar da justiça de YAWH. Ele faz com que o modo como tratamos os outros tenha um “efeito bumerangue” em nós, e aqueles que buscam a destruição e a desolação acabarão encontrando o mesmo destino para si mesmos.
Portanto, amados, sejamos cuidadosos ao julgar nossos próximos. Que possamos buscar a paz e a reconciliação, seguindo o exemplo de amor e perdão deixado por nosso Adonai Yausha. E que possamos testemunhá-lo nos mantendo firmes na fé, confiantes de que, apesar das tribulações e desafios deste mundo, o plano de YAWH prevalecerá e Seu Reino será estabelecido para sempre.
Que o “Espírito Santo” (Ruach HaKodesh) nos guie em toda a verdade e nos capacite a viver vidas que reflitam a glória de YAWH, amando e servindo aos outros como Ele nos amou. Que assim seja, em nome de Yausha. Amém!
Que a graça e a paz de Yausha estejam sobre a sua vida! Besitos besitos de amor e luz!
Por Mariana Rangel